segunda-feira, 25 de abril de 2011

2 Cidades abandonadas

1.A cidade Kowloon Walled foi construída muito próxima a Hong Kong, China, durante o período em que esta esteve sob o domínio inglês. Inicialmente um posto de vigia para proteger a área contra piratas, ela foi ocupada pelo Japão durante a II Guerra Mundial e logo em seguida ocupada por posseiros após a retirada do Japão. Nem a Inglaterra nem a China quis ter responsabilidade sobre a área então ela se transformou numa cidade sem lei.
Por décadas a população aumentou, e os moradores contruíram corredores labirínticos abaixo do nível da rua, que eram bloqueados com lixo. Os edifícios foram ficando tão altos que a luz do sol não podia alcançar os níveis mais baixos e toda a cidade teve que ser iluminada com luz fluorescente. Era um lugar onde todas as atividades clandestinas e ilegais aconteciam sem ser molestadas  pelas autoridades. Isso terminou em 1993, quando uma decisão mútua entre autoridades chinesas e inglesas pôs um fim a tudo isso.


2. A pequena cidade de Oradour-sur-Glane na França é o palco de um indizível horror. Durante a II Guerra Mundial, 624 moradores foram massacrados pelos soldados alemães como punição pela resistência francesa. Os homens foram levados para silos e feridos com tiros nas pernas, pois assim eles morreriam mais devagar. As mulheres e as crianças, que buscaram abrigo numa igreja, foram todas mortas quando tentaram escapar de lá. Após essas atrocidades os alemães arrasaram a aldeia e as ruinas permanecem como um memorial a essas mortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário